Ensaios De Dureza Dos Materiais
Mariana de Toledo Bassanello, RA 120884
RESUMO
Este artigo trata de conceitos básicos sobre ensaios de dureza para materiais, abordando revisão de literatura disponível.
Palavras chaves: Ensaios de Dureza, Materiais, Propriedades Mecânicas.
1. INTRODUÇÃO
A dureza é uma propriedade mecânica utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais1. A dureza, da forma como é aplicada a maioria dos materiais e em particular aos metais, é um ensaio mecânico confiável, revelador e comumente utilizado2.
Ensaios de dureza fornecem as informações relevantes na indústria estrutural, aeroespacial, automotiva, controle de qualidade, análise de falhas e muitas outras formas de manufaturas e indústrias. A determinação destas propriedades dos materiais fornece uma visão da durabilidade, resistência, flexibilidade e capacidade de uma variedade de tipos de componentes, desde matérias primas até amostras já preparadas e peças finais2.
O ensaio de dureza é uma técnica amplamente utilizada e de execução relativamente fácil, é não-destrutiva, a maioria dos equipamentos não são caros, se comparados com outros tipos de equipamentos para verificação de materiais. Além disso, em geral, pode ser realizado diretamente no componente sem alteração significante2.
Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco1.
Vários fatores influenciam a dureza de uma junta soldada; dentre eles citam-se a composição química do metal de base e seu grau de encruamento, a composição química do metal de adição, os efeitos metalúrgicos inerentes ao processo de soldagem, o tratamento térmico e os parâmetros de soldagem1.
Os métodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecânica para determinação de dureza são Brinell,