Jaine Micro 3
1Graduanda do curso de bacharel em nutrição UNESC – Cacoal (RO).
DETERMINAÇÃO DE BOLORES E LEVEDURAS.
INTRODUÇÃO
A aula pratica de microbiologia foi realizada no dia 22 de agosto de 2014, a qual foi ministrada pela professora Fernanda Seixas.
Bolores e leveduras fazem parte do reino Fungi é um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. As leveduras são fungos formados por apenas uma célula (unicelulares). A etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer. São agentes de fermentação alcoólica, tratamento de resíduos líquidos de solos poluídos; mineralogia; produção de biomassa, incluindo proteína comestível. E também pode causar doenças como Ptiríase vesicular: popularmente conhecida como impingem, é uma inflamação causada na pele. Bolor são colônias de fungos que surgem com umidade, e o calor em ambientes favoráveis para á sua sobrevivência. O bolor se desenvolve a partir de um esporo microscópico que é carregado pelo ar. O esporo cair sobre uma fonte adequada de alimento que tiver, entre outras coisas, temperatura e umidade propícias, ele germinará. Aspectos nocivos do bolor A substância cancerígena mais forte que se conhece é a aflatoxina, produzida por mofos. Pode ser usado com o vinho (http://quimicatecnica.blogspot.com.br/2012/05/fungos.html. Acesso em: 05 de set. 2014).
OBJETIVO
Observar os diferentes tipos de bolores e leveduras existentes no nosso meio. Estudar as características microscópicas de bolores e leveduras e aprender técnicas de identificação dos fungos.
MATERIAIS
- Cristal Violeta;
- Água destilada;
- Lugol;
- Descorante;
- Fucsina/safranina;
- Olho de imersão.
- Lâmina de vidro;
- Alça de platina;
- Placa de petri;
- Béquer;
- Pipeta;
- Suporte para coloração das laminas.
- Microscópico;
- Bico de bunsen;
- Agar batata dextrose;
- Geladeira DBO 25ºC;
- Maçã;
- Saccharomyces