Documento
É UMA DOENÇA TAMBÉM CONHECIDA COMO “BARRIGA D' ÁGUA”, DOENÇA DO “CARAMUJO” OU “XISTOSE”.
ELA É CAUSADA POR UM VERME CHAMADO SCHISTOSSOMA
MANSONI QUE ATACA PRINCIPALMENTE O FÍGADO E O BAÇO.
http://www.saude.pr.gov.br/
O que é: A esquistossomose é uma doença parasitária, transmissível, causada por vermes, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e do fígado do hospedeiro definitivo, o homem. Possui baixa letalidade e as principais causas de óbito estão relacionadas às formas clínicas graves.
Transmissão:
Agentes causadores (patógeno e vetores): Parasita do ramo dos platelmintos (vermes achatados), da classe trematódea, da família Schistosomatidae, gênero schistosoma, denominado Schistosoma mansoni.
A transmissão ocorre por meio do contato com águas contaminadas com cercárias do S. mansoni. Os ovos do verme são eliminados pelas fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, denominadas miracídios, que infectam caramujos hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo na forma de cercárias e ficam livres nas águas naturais.
O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual é adquirida a doença. O período de transmissibilidade acontece a partir de 5 semanas após a infecção, o homem pode excretar ovos viáveis do verme nas fezes durante vários anos. Os caramujos vivem, em média, um ano. Quando infectados diminuem a duração de vida e sobrevivem liberando cercárias por semanas até meses. Já o período de incubação ocorre entre 2 e 6 semanas após a infecção.
Diagnóstico: (principais sintomas): febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica a diarreia se torna mais constante, alternando-se