Trabalho
1. Dados
Região: Extremo Oriente & Pacífico
Categoria de Renda: Renda média superior
População: 1.350.695.000
Renda Bruta Interna (GNI) per capita (US$): 5.740
Cidade Coberta: Shanghai
2. Abrir uma empresa na China
A empresa investidora precisa fornecer documentação do país de origem, para comprovar que está legalmente estabelecida, e evidência das credenciais da pessoa que vai representá-la no processo de abertura da firma.
2.1. Suposições sobre a empresa
É uma empresa de responsabilidade limitada ou seu equivalente jurídico; É 100% de propriedade nacional e tem 5 proprietários, nenhum deles é pessoa jurídica; Tem capital integralizado de 10 vezes a renda per capita pago em dinheiro; Realiza atividades industriais e comerciais gerais, tais como produção ou venda ao público de produtos ou serviços; Aluga a fábrica e escritórios e não é proprietária de imóveis; Não se qualifica para incentivos para investimento ou qualquer outro benefício especial; Tem pelo menos 10 e até 50 funcionários após o início das operações, todos cidadãos; Tem uma rotatividade de pelo menos 100 vezes a renda per capita.
O governo chinês mantém políticas polêmicas para proteger as companhias locais, como acesso preferencial a terrenos ou ao crédito e facilidades no enfrentamento da burocracia. As cotas de publicidade para empresas também são controladas pelo Estado. Os empresários enfrentam ainda dificuldade para conseguir notícias confiáveis sobre negócios. A maior parte dos obstáculos some para quem resolve produzir localmente, empregando trabalhadores chineses.
3. Relações de trabalho na China após a abertura econômica A partir de 1976, a China iniciou um processo de abertura econômica, possibilitando empresas de capital não estatal estabelecerem-se no território chinês. A abertura econômica teve consequências como a industrialização e a urbanização do país. À luz da teoria de John Dunlop, a qual busca criar um processo lógico de organização das