O QUE É UM COACH?
Disciplina: Gestão de Pessoas II
Tema: O Papel do Coach
O QUE É UM COACH?
O termo coach tem origem no campo esportivo e tem sido utilizado para designar o papel do técnico, aquele profissional que treina times de futebol ou basquete. O que o coach procura é transformar atletas em campeões, embora nem sempre tenha sido ele próprio campeão ou mesmo um atleta. Nos últimos anos, entretanto, esse termo vem sendo muito utilizado nas empresas, não necessariamente para designar um cargo, mas um papel profissional: o da pessoa que se compromete a apoiar alguém com vista em melhorar seu desempenho e promover seu desempenho profissional e pessoal.
O trabalho do coach lembra de certa forma, o do personal trainner. Quando ele detecta uma discrepância entre a realidade de um profissional e onde esse deve chegar, passa a dar subsídios para que supere suas dificuldades. Com efeito, esse personal trainner do mundo dos negócios pode oferecer raciocínio e análise, visando torná-los capazes de estabelecer metas, determinar prioridades e identificar as melhores soluções para os problemas que se apresentam no dia-adia. Também pode auxiliá-los na administração do tempo, na aquisição de confiança, no equilíbrio entre emoção e razão, no aprimoramento de habilidades para execução de uma tarefa, na comunicação interpessoal, na solução de um conflito ou no exercício da liderança, entre outros.
Coach não é um amigo, um conselheiro, um professor, um chefe, um mentor, um irmão, um terapeuta, num um colega de profissão, embora num ou outro momento possa ser um pouco de cada uma dessas coisas. É alguém que instrui particularmente, visando preparar uma pessoa para um trabalho específico ou importante (Benton, 2000, p.1). É um profissional que não se compromete apenas com os resultados, mas com o próprio desenvolvimento e realização da pessoa que é designada como seu cliente. Sua função é dar-lhe poder para que ela conduza, para que suas intenções se transformem em ações que,