AN LISE INTEGRADA E RECUPERA O DE REAS DEGRADADAS modelos seu Marcos
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Análise Integrada e Recuperação de Áreas Degradadas.
1 Introdução
Esse trabalho aborda análises importantes sobre o meio físico e de aspectos geológicos e geomorfológicos da área da nascente estudada.Em relação a esses conceitos vimos que, Campos(2009), define Geologia como:
A ciência que estuda a Terra, sua formação, composição, seus processos internos, externos e sua evolução no espaço e no tempo.
Segundo Cerqueira(2006)apud Casseti( 2006), Geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais.
Com o considerável crescimento e ocupação do espaço urbano e demográfico, a região dessa nascente considerada área de recarga do Córrego Entre Rios, vem sendo degradada com exploração na sua fonte para uso de produção de hortaliças.
A Lei Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 define degradação ambiental como:
“A alteração adversa das caracteristicas do meio ambiente”.
Segundo Kageyama et al 1994, considera área degradada aquela que por distúrbio, teve eliminado os seus meios de regeneração natural, não sendo, portanto capaz de regenerar sem a interferência antrôpica.
A escolha da área deve-se a alta importância hídrica, biótica e geomorfológica para a região.
O estudo foi realizado às 08h:00min da manhã do dia 26/10/2010.
A área da nascente se destaca em virtude de sua grande importância como recarga hídrica que descarrega no rio São Francisco e por possuir forte mudança na vegetação, sedimentação altenando-se em partes sílico-argiloso para arenoso do decorrer de seu percurso.
Essa nascente estende-se por grande parte do município de Pirapora, situada no Alto Médio São Francisco, sendo responsável por uma pequena parte da recarga hídrica do rio São Francisco. Rio este responsável pelo