Co2 Caseiro
1 garrafa de plástico de 2 litros, com tampa;
1 mangueirinha fina de plástico (dessas usadas em aquários com bomba de ar);
1 pedra porosa (opcional);
Silicone para aquário.
Procedimento: Faça um furo na tampa da garrafa, de modo que a mangueirinha passe bem apertada por ele. Insira a mangueira até ela entrar cerca de 3 cm abaixo da tampa, e depois passe silicone em volta do furo para selar. Deixe secar por 1 dia. A mangueira deve ser comprida o suficiente para ir da posição da garrafa até o fundo do aquário. Coloque uma pedra porosa na saída da mangueira se quiser bolhas mais finas.
Material para a mistura: 1 colher de chá de fermento BIOLÓGICO (preferencialmente em pó); 2 a 3 xícaras de açúcar refinado; ½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio; 1,5 litros de água (preferencialmente de filtro, sem cloro).
Procedimento: Dissolva bem o fermento, o açúcar e o bicarbonato na água. Despeje dentro da garrafa e feche bem. As bolhas em geral levam cerca de 1 hora para começarem a sair. Um injetor bem montado vai ficar produzindo bolhas por cerca de 10-15 dias.
Apresentamos aqui apenas uma descrição bem básica de uma das maneiras de montá-lo. Existem muitas variantes que podem ser encontrados em outros artigos na net. Também existem alguns comentários e detalhes que podem ajudar quem quer usar ou otimizar o CO2 caseiro, mas isso também fica pra outros artigos. Pois o objetivo principal aqui era de esclarecer e preparar o interessado para que ele tome a sua decisão baseado em informações racionais e não em modismo!
Eloy Labatut e Marcos Avila