Co- comportamento organizacional
Nas organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta a área coberta pelo que chamamos de Comportamento organizacional.
O estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. (Derek Pugh)
O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Ciências comportamentais: surgimento e influencia
O próprio termo ciência comportamental começou a ser usado em um passado relativamente recente. No início da década de 50, tal termo foi usado associado a uma concessão da fundação Ford que dava suporte ao programa de ciência comportamental. Maior volume de recursos voltados para esta área fez com que ela começasse a ter maior evidência no contexto das ciências.
Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes de CO tinham de contar com informações provenientes de muitas disciplinas diferentes. Tais informações de caráter variado e complexo, uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudas o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos levas além da simples intuição. O que passou a acontecer é que, além do simples conhecimento intuitivo, passamos a ter, também, o conhecimento sistemático proveniente da ciência e de disciplinas