Co Co2
O Monóxido de Carbono é um gás derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel). As queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, também lançam na atmosfera milhões de toneladas de monóxido de carbono.
Este gás é inflamável, incolor e inodoro (não possui cheiro). Sua fórmula química é CO.
O monóxido de carbono é altamente tóxico. Inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão, redução da capacidade de aprendizagem e perda de habilidade manual... Em quantidades maiores pode levar o indivíduo a morte por asfixia.
O que é e o que causa o Co2!
CO2, tem o significado de dióxido de carbono, trata-se de um gás inodoro, incolor, sufocante, não inflamável, mais pesado que o ar.
Existe na atmosfera, porém se ultrapassado certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte em pouco tempo.
Ele depende dos vulcões, das fendas de certas cavernas, de algumas fontes de águas minerais e da queima de qualquer material combustível.
Em seu estado gasoso serve para o preparo de soluções carbônicas, é usado para a produção de gelo seco, e extinção de incêndios, também esta presente em bebidas efervescentes, em que é dissolvido sobre pressão.
Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis em excesso, aumentando a sua concentração na atmosfera, considerando-se que uma de suas propriedades é reter calor, logo mais gás, mais retenção de calor, logo aquecimento da atmosfera ou aquecimento global.