UNIDUNAS
A Unidunas fica localizada em Praia do Flamengo, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que vem protegendo durante anos o local e tem intuito de preservar o ecossistema de dunas, lagoas e restingas da APA do Abaeté. Em 2008 foi declarado como área de interesse público e recebeu também o Parque das Dunas, o local está inserido também na APA Lagoas e Dunas do Abaeté, que abrange uma área com cerca de seis milhões de metros quadrados.
O parque das dunas é formado principalmente por vegetação de restinga, este ecossistema faz parte do bioma da Mata Atlântica e tem por características o solo arenoso e salino. A vegetação de Restinga, ao tempo em que fixa as Dunas, impedindo o movimento da areia, em perfeita interação com fatores abióticos como ventos, salinidade, sedimentos, agrega também uma grande biodiversidade. As comunidades vegetais são formadas principalmente por halófitas herbáceas e arbustivas, apresentando também extratos arbóreos. Seu solo arenoso é muito pobre, contudo sua vegetação serve de suporte vital para todo esse ecossistema. A preservação do solo arenoso também é importante, pois, sendo altamente poroso, a água da chuva infiltra-se nele com facilidade, reduzindo os riscos de enchentes e os custos com obras de drenagem. Quando essa vegetação é destruída, o solo sofre intensa erosão pelo vento, o que ocasiona a formação de dunas móveis com riscos para o ambiente costeiro e para a população.
O Parque apresenta grande importância para Salvador, não só no campo ambiental, mas também histórico e social, ele apresenta trilhas para ecoturismo, alas de aula, auditório, centro cultural, minhocário, lojinha de lembranças, administração, lanchonete, centro de apoio a pesquisas, alojamento para pesquisadores, atividades voltadas para a educação e são baseados nas diretrizes da sustentabilidade, como a otimização do uso dos recursos naturais em suas estruturas, iluminação natural e captação de águas pluviais