Descrição de Palestra
Palestra:
Fisioterapia na Estimulação Sensorial
Ministrada pela Dr. Hélio de Siqueira R. Barros
E sabido que há uma estreita relação entre a função sensorial e o movimento propriamente dito, é muito evidente a complexidade dos comportamentos humanos, no caso da contração muscular sabe-se que é o resultado da contração relativamente independente das fibras musculares que o compõem. Um único motoneurônio pode inervar várias fibras musculares distintas de um mesmo músculo, já que seu axônio pode emitir ramificações que farão contatos sinápticos com essas diferentes fibras (sem esquecermos que uma dada fibra muscular recebe o contato sináptico de um único motoneurônio). Logo ao nascimento o olho humano passa por várias fases onde ocorrerá o desenvolvimento da visão do indivíduo.
Um mês de vida a visão é borrada como no nascimento porém o contraste é melhor. Comdois a três meses há um bom progresso, melhora no contraste menos desfocamento assim logo aos seis meses a criança já tem uma visão bem proxima à visão do adulto, e á um enteresse pelas cores vivas. Quandro se trata da Visão, inervada pelo segundo par de nervo crâniano, pode occorer algumas patologias relacionadas ao mal funcionamento do mesmo, mesmo sendo acarretada pelo envelhecimento. Uma dessas patologias é a Degeneração Macular, que é uma doença degenerativa que envolve a parte mais central da retina humana, responsável pela nossa visão de nitidez e chamada de mácula, afeta principalmente as pessoas de pele clara e com idade superior aos 50 anos.
Dentre os fatores de risco estão: Os fatores de risco para a DMRI englobam: Histórico familiar, Idade, sendo que quanto mais velho maior a chance de manifestação. Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade, dieta pobre em frutas e hortaliças, tabagismo, exposição aos raios solares.
O tratamento é feito por estimulação das áreas prováveis de retina fundamentada no diagnóstico e prognóstico da agudeza visual.