As variações das concentrações de CO e CO2 e o conforto ambiental na cidade de Marabá-PA
Bruno Delano Chaves do Nascimento(1)
Acadêmico de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Cursando o curso técnico em Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Pará-IFPA.
Emayara Lima Leite
Acadêmica de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Cursando o curso técnico em Química Industrial no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Pará-IFPA.
Gisele Patrícia Mourão Araújo
Acadêmica de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará-UEPA.
André Thiago Lemos Miranda
Acadêmico de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Monitor do laboratório de Química da Universidade do Estado do Pará-UEPA.
Eliane de Castro Coutinho
..............
Endereço(1): Tv. Onze, 51, Conjunto Catalina - Mangueirão - Belém - PA - CEP: 66640-360 - Brasil - Tel: +55 (94) 8159-2572 - e-mail: brunodelano@yahoo.com.br
RESUMO
Esse trabalho se propôs a verificar no município de Marabá-PA a variação da concentração de CO2 e CO (o primeiro um gás causador do efeito estufa e o segundo um gás muito prejudicial à saúde humana), e determinar o conforto ambiental e como as atividades humanas os influencia. Para tanto, foram feitas medições de CO2, CO, Temperatura e Umidade Relativa do ar em quatro pontos do município de Marabá-PA dentro de um período de 10 horas, cada ponto com características físicas distintas e sob a influência de diferentes atividades humanas. Os pontos escolhidos foram uma área desflorestada, uma área industrial, uma área urbana e uma área de floresta nativa. Comparando os resultados de cada ponto notou-se que a concentração de CO2 apresenta comportamento semelhante no período estudado (diurno), cada ponto apresentando pequenas particularidades. A concentração de CO não foi significativa só apresentando valores mais elevados na área