Redução para obtenção do ferro gusa
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
PROCESSOS DE REDUÇÃO DO FERRO GUSA E DO AÇO
BRUNO TAVARES BRANDÃO DA ROCHA
TURMA 3223
Novo Hamburgo, 8 de maio de 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca abordar os aspectos para se ter a obtenção do ferro gusa e o aço.
O ferro gusa, introdutoriamente falando, é material metálico composto de ferro e contendo também altos teores de carbono (mais especificamente 4,5%) e altos teores de impurezas como enxofre, fósforo e outros elementos, é produzido a partir do minério de ferro aglomerado à forma de sínter ou pelotas ao qual são adicionados fundentes e o coque metalúrgico onde é sucedida à conversão do ferro gusa em aço na chamada aciaria. Lá, nos conversores, ocorre a oxidação do excesso de carbono e das impurezas, resultando numa redução deixando uma liga ferrosa com baixo teor de carbono (inferior à 1%) e baixo nível de impurezas, considerado residual.
O aço, um material derivado basicamente do ferro gusa, também sendo de outros materiais, mas um pouco mais especificamente, vamos abordar aqui sendo visto em maior produção a partir do gusa sólido.
Redução Indireta:
Redução para obtenção do ferro gusa:
O ferro gusa geralmente é obtido no alto forno, embora um material quimicamente semelhante, mas com aspecto esponjoso pode ser obtido pelo chamado processo de redução direta, e depois usado semelhantemente ao ferro gusa sólido que é obtido no alto forno ou seja de forma indireta. No alto forno é introduzido o sínter ou as pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após a sinterização ou pelotização, reduz o teor de Fe2O3 para aproximadamente 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de ferro da ordem de 95 %. Após a produção no alto forno o ferro gusa é convertido em aço na aciaria a oxigênio, que também recebe a sucata como uma parte da matéria-prima, tendo o teor de ferro elevado pela