Cmmi
Hoje no mercado existe uma crescente demanda pela qualidade da prestação de serviço ao cliente. Na maioria das empresas o departamento de Tecnologia da Informação é o mais cobrado, pois lida diretamente com todas as áreas da empresa ajudando-os na melhora dos processos e no aumento de produtividade e crescimento. Na maioria das ocasiões a equipe de Tecnologia não consegue planejar as ações que devem ser tomadas devido ao grande número de documentações e processos que não existem ou que não foram atualizados esse tipo de problema acontece em empresas que não seguem uma metodologia e deixam com que o controle gerencial esteja unicamente nas mãos dos profissionais. A metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos e de Software é muito requisitada. O CMMI (Capability Maturity Mode Integration) é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute) para ser um manual de melhora dos processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas em uma estrutura que auxilia a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um manual para a implementação dessas melhorias. As etapas a serem seguidas para retirada da certificação CMMI são:
1. A identificação onde através de um método definido pelo SEI e conduzido por um avaliador credenciado ele verifica o estágio em que a empresa se encontra no presente e denota um nível de maturidade a ser alcançado visando ajudá-la no desenvolvimento e manutenção dos projetos de software, como também melhorar a capacidade de seus processos.
2. A verificação onde se verifica a etapa a ser alcançada e quais as competências que devem ser adquiridas neste processo. Esta fase é importante, pois permite alcançar o sucesso e, conseqüentemente, melhoria na qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela área de tecnologia da Empresa.
O CMMI está dividido