CMMI
CMMI
Capability Maturity Model Integration
AS – Análise de Sistemas
Prof. Tadeu
21 Fevereiro de 2014
Sumário
Introdução .3
O que é CMMI 4
Para que serve ...4
Benefícios da implantação do CMMI .4
Os cinco níveis de maturidade do CMMI 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
No seguinte trabalho sobre CMMI será abordado:
O que é, para que serve, seus benefícios e seus níveis de maturidade
O que é CMMI
CMMI (Capability Maturity Model Integration) é uma abordagem de melhoria de processos criada pelo SEI (Software Engineering Institute). Com um enfoque voltado para a capacidade de maturidade de processos de software. Um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente estipulada. Já por capacidade e maturidade de um processo, deve-se ter a noção do grau de qualidade com o qual um processo atinge um resultado esperado.
Para que serve
O modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de produtos, prestação de serviços e aquisição a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria contínua.
Benefícios da implantação do CMMI
Uma maior confiabilidade no que refere ao cumprimento de prazos e custos que foram acordados, inicialmente, perante o cliente que solicitou o desenvolvimento de um sistema. Essa previsibilidade é decorrente do rigor que o CMMI exige quanto à medição dos processos, fato este que conduz à obtenção de uma base histórica realista e confiável para estes fins;
O gerenciamento das atividades relativas à produção de software aumenta consideravelmente;
Uma maior qualidade nos softwares criados, já que