Clássicos
As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocam impacto nos meios intelectuais.
Herdeiro de ideias iluministas, Marx acreditava que a razão não era só instrumento de apreensão da realidade, mas também de contrução de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a resolução de todo o potencial de perfectilidade existente nos seres humanos.
No trecho a seguir estão sintetizados aspectos importantes da teoria marxiana sobre as classes e a relação conflituosa que mantem: Pelo que me diz respeito, não me cabe o mérito de ter descoberto a existencia das classes na sociedade moderna, nem a luta entre elas. Muito antes de mim, alguns historiadores burgueses tinham exposto o desenvolvimento histórico dessa luta de classes, e alguns economistas burgueses, a sua anatomia. O que acrescentei de novo foi demonstrar: 1) que a existencia das classes está unida apenas a determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção; 2) que a luta de classes conduz, necessariamente, à ditadura do proletariado; 3) que esta mesma ditadura não é mais que a transição para a abolição de todas as classes e para uma sociedade sem classes. ¹ Marx ainda desenvolveu o conceito de alienação, que encontrase na atividade humana prática: o trabalho. Fazendo referencia principalmente às manifestações da alienação na sociedade capitalista. Demonstrando que o trabalho produtivo tornouse uma obrigação para o proletário, o qual não sendo possuidor dos meios de produção, é compelido a vender sua atividade vital. Desta maneira conclui que enquanto existir a propriedade privada dos meios de produção, as necessidades dos homens se resumemse ao dinheiro, e as novas