clube credores de paris
A origem do Clube de Paris, remonta a 1956 quando a Argentina concordou em reunir seus credores públicos, em Paris. Desde então, o Clube de Paris, chegou a 410 acordos com 86 países devedores diferentes. Desde 1956, a dívida tratada no âmbito dos acordos de Clube de Paris montantes de US $ 539 bilhões.
Evolução Histórica
Desde 1956, o Clube de Paris é um jogador central na resolução dos problemas da dívida dos países em desenvolvimento e economias emergentes.
Hoje, o Clube de Paris continua a tratar da dívida dos países devedores, mas em um mundo radicalmente diferente. A maioria dos pais agora participa na economia global e são ligados por fluxos de bens e capitais. A globalização financeira cria novas oportunidades para países em desenvolvimento e economias emergentes, mas também gera novos riscos de crise. Para as economias emergentes, a divida pública é uma fonte secundária de empréstimo, dado o desenvolvimento dos mercados de dívida emergente. No entanto, o acesso a países baixo de baixa renda nesses mercados é rara e os doadores bilaterais ou multilaterais, permanentes tão vitais para eles. Os credores do Clube de Paris são, assim, confrontados com situações de endividamento muito mais complexo