CLP controladores
Histórico dos Sistemas de Controle
Para entender melhor como a norma IEC-61131 foi criada é interessante mostrar rapidamente um pouco da história dos sistemas de controle, mostrando alguns aspectos relevantes dos avanços tecnológicos que ocorreram ao longo dos anos.
A primeira necessidade de se desenvolver um sistema de controle surgiu durante a Revolução Industrial (no século XIX) e a solução veio através dos sistemas mecânicos, responsáveis pela automatização de certas tarefas. Apesar de serem uma solução inovadora, estes sistemas tinham a desvantagem de serem específicos a uma determinada tarefa e possuírem uma vida útil relativamente curta.
Já no início do século 20, entraram em cena os sistemas baseados em lógica de relés, que permitiam o desenvolvimento de uma lógica de controle mais sofisticada e foram largamente empregados na indústria.
Na década de 60, o surgimento dos circuitos integrados revolucionou a Eletrônica, proporcionando também a criação de uma nova geração de sistemas de controle mais modernos e robustos (a vida útil dos sistemas baseados na nova tecnologia era significativamente maior do que aqueles baseados em relés).
Quando os primeiros computadores comerciais começaram a se popularizar, sua utilização como controladores de sistemas de grande porte foi cogitada e isso culminou em uma nova “revolução” na área de controle (sua principal vantagem era a maior flexibilidade de programação em relação aos sistemas com relés e CIs). A demanda por computadores adequados à realidade das fábricas acabou por tornar o surgimento do CLP uma realidade no início da década de 70. A possibilidade de se rodar um ou mais programas, que podiam ser escritos e compilados em um computador comum e depois