clp controladores
Discutir exclusivamente idéias: um bom componente busca idéias e discute idéias, evita questões pessoais no trabalho em equipe e considera apenas propostas concretas.
Buscar um diálogo competente: os argumentos devem sempre ser apresentados de maneira clara, para que possam ser entendidos e discutidos pelas partes.
Não temer o conflito: O bom componente deve saber lidar com os conflitos e administrá-los com firmeza e habilidade. Os conflitos acabam sempre acontecendo e isso é saudável, desde que se saiba tirar deles o melhor proveito para o sucesso da negociação. Conflitos não significam desavenças, mas diferentes pontos de vista.
Saber ceder: fazer concessões em nome do grupo é uma atitude natural dos que trabalham em equipe. Desse modo, o componente consegue também aceitação e aprovação de todo o grupo.
Discordar construtivamente: críticas são sempre construtivas quando feitas com critério. Criticar é saudável, mas há pessoas que criticam tudo, o tempo todo, pelo simples prazer de destruir. Por outro lado, há pessoas que concordam com tudo só para não terem o trabalho de analisar o assunto; há outras ainda que não desejam se expor nem se comprometer. O bom componente sabe que críticas construtivas e propostas alternativas são sempre bem-vindas no trabalho de equipe.
Construindo idéias: uma idéia pode ser ampliada ou modificadas através de discussões e acordos e, assim, resultar numa ação conjunta.
FASES DO TRABALHO EM EQUIPE
Abordagem: O componente deve saber como encaminhar qualquer questão no ambiente de trabalho, seja para sugerir mudanças, seja para criticar ou elogiar os serviços ou os colegas. O componente precisa aprender a apresentar suas idéias no momento certo, de maneira a estabelecer relações pessoais construtivas.
Conversa: Tendo conhecimento profundo da situação e dos objetivos que pretende alcançar numa conversa (numa reunião, num momento de decisão, na hora de resolver um problema etc.), o componente