portfolio
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Entre as principais vantagens de uma sociedade apontadas pelo professor está a divisão de responsabilidades. "Você não vai precisar tomar decisões sozinho", destaca. Outro ponto positivo é complementar conhecimentos. Um sócio pode entender mais da parte comercial e o outro, da parte financeira.
"Isso facilita a gestão do negócio. A busca por capital de giro em instituições financeiras também fica mais fácil porque terá um volume maior de garantias", diz Gonçalves. Também é comum uma sociedade unir uma pessoa com competências técnicas e outra apenas como investidora.
A desvantagem está no maior risco do negócio ser influenciado por problemas pessoais dos sócios. "Podem surgir, por exemplo, problemas na partilha do lucro. Apesar do contrato já minimizar esse tipo de impacto, existem coisas que são imprevisíveis", alerta. Para evitar problemas, a recomendação é deixar claro as expectativas e responsabilidades de cada um dos sócios.
Sozinho
O empresário que escolher o caminho solitário conta com a opção de abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) desde o começo do ano. Diferentemente do empresário individual, apenas o patrimônio social da empresa responde pelas dívidas do negócio. No entanto, é preciso ter um capital de pelo menos 100 vezes o valor do salário mínimo.
Este ano até julho, já foram registradas 7.391 Eirelis na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Ainda foram registrados 50.677 empresários individuais, 52.765