Aplicando as Estratégias da Arte da Guerra
Introdução
O ambiente empresarial sofreu profundas transformações nas últimas décadas. Verifica-se que muitas empresas declinaram, algumas de grande porte, enquanto outras cresceram vertiginosamente. Vários aspectos influenciam o sucesso ou o fracasso no mundo dos negócios. Internamente as organizações dedicaram ao longo do século XX atenção e esforços em seus produtos e respectivas vendas em seu processo de produção e em seu fluxo de caixa e capacidade de investimento.
Nas últimas décadas as empresas buscaram novas tecnologias e começaram a valorizar seus profissionais após perceberem a importância dos mesmos para a realização de seus objetivos. Esses esforços aprimoraram a gestão das empresas e tiveram sua validade e relevância.
Nos últimos anos muitas mudanças ocorreram simultaneamente e as mesmas afetaram os negócios. De modo geral as organizações enfrentam dificuldades em traçar e conduzir suas estratégias ponderando todas as variáveis que influenciam o desenvolvimento de seus respectivos negócios.
A globalização e suas consequências, as novas tecnologias, o acirramento da concorrência e a valorização do cliente exigem novas e criativas práticas organizacionais. Acreditar em soluções passadas para desafios desta nova realidade pode caracterizar uma miopia administrativa com impactos desastrosos para as organizações.
Para atuar nesse ambiente complexo e mutante as empresas precisaram aceitar as mudanças e as mais ousadas passaram a ser agentes dessas transformações. Dentre essas transformações destacaremos no escopo desse livro aquelas que dizem respeito às estratégias de marketing e as relações com os clientes.
O aumento da competição e as características da nova economia requerem um planejamento eficaz e uma coerente estratégia de marketing para
Estratégia de Marketing
que as empresas possam atingir suas metas e objetivos. Os clientes e stakeholders tornaram-se mais exigentes