Cloud computing
Na prática, no entanto, essa movimentação ainda não começou a ser sentida no Brasil. "Mas é só uma questão de tempo para que os impactos fiquem evidentes", avisa André Assef, diretor-operacional da consultoria em recursos humanos Desix. Ele ressalta, no entanto, que a mudança ocorrerá de forma gradual e que os profissionais do setor terão o tempo necessário para se ajustar às novas demandas que surgirão, tanto do lado das empresas como da indústria de TI. “Os próprios cursos precisarão ser adaptados ao setor (de cloud computing)”, pontua Assef.
Entre os cargos que serão mais afetados pela disseminação da computação em nuvem, o especialista aponta que os profissionais com perfil bastante técnico tendem a perder espaço no departamento de TI das empresas. Por outro lado, muitos deles serão absorvidos pelos fornecedores dos serviços em cloud, os quais dependerão desse tipo de conhecimento para manter seus negócios.
Além disso, o diretor da Desix enxerga que as corporações trocarão as equipes técnicas por um novo perfil de profissional de TI, que consiga utilizar os serviços na nuvem para entregar as soluções demandadas pelas diversas áreas da empresa. “Vão ser as pessoas que terão de pensar em como criar a arquitetura e fazer a integração no ambiente de cloud, entre outros”, exemplifica Assef.
Outra função que deve ganhar força nos departamentos internos de