Cloro
Oligossacarídeos são açucares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses. O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos.
Açucares formados pela união de duas unidades de monossacarídeos, como, por exemplo, sacarose, lactose e maltose. São solúveis em água e possuem sabor adocicado. Para a formação de um dissacarídeo , ocorre reação entre dois monossacarídeos, havendo liberação de uma molécula de água. É comum utilizar o termo de desidratação intermolecular para esse tipo de reação, em que resulta uma molécula de água durante a formação de um composto originado a partir de dois outros.
Veja o caso do dissacarídeo sacarose, que é o açúcar mais utilizado para o preparo de doces, sorvetes, para adoçar refrigerantes não dietéticos e o “cafezinho”. Sua fórmula molecular é C12H22O11. Esse açúcar é resultado da união de uma frutose e uma glicose. Como foi visto na tabela anterior, tanto a glicose como a frutose possuem a fórmula molecular C6H12O6. Como ocorre a liberação de uma molécula de água para a formação de sacarose, a sua fórmula molecular possui dois hidrogênios e um oxigênio a menos.
Dissacarídeo
Constituição
Papel biológico
Fontes
Sacarose
Glicose-frutose
energético
Cana-de-açúcar, beterraba e rapadura.
Lactose
Glicose-galactose energético Leite
Hexoses são monossacarídeos formados por uma cadeia de seis átomos de carbono. Sua fórmula geral é C6H12O6.
Sua principal função é produzir energia. Um grama de qualquer hexose produz quatro quilocalorias de energia.
As mais importantes do ponto de vista biológico são: glicose, galactose e frutose. CHO | H-C-O-H | H-O-C-H | H-C-O-H | H-C-O-H | CH2OH