cloro
HISTÓRIA:
No século XVIII o quimico sueco Carl Wilhelm Scheele,descobriu o cloro por meio do tratamento do dióxido de manganês com ácido clorídrico,quando ao observar que des- prendeu-se um gás durante a reação,mas foi no ano de1910 quando o quimico britâni- co Davy, provou que este se tratava de um elemento quimico. O nome cloro vem do grego Khlorós( esverdeado).
DESCRIÇÃO:
O cloro nas CNTP é um gás amarelo esverdeado Cl2, com odor caracteristico e irritante, é venenoso, e corrosivo podendo causar a morte se inalado por periodo prolongado.Mo- tivo este que levou a utilização deste como arma quimica durante a 2a guerra mundial. É obtido pelo processo de eletrólise do NaCl.
PROPRIEDADES:
NOME:CLORO SIMBOLO: Cl NÚMERO ATÓMICO:17 MASSA ATÔMICA:35,4527 CLASSE:NÃO METAL SÉRIE:HALOGÊNEO GRUPO:17 PERIODO:3 BLOCO:p CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA: [Ne] 3s² 3p5
ABUNDÂNCIA: CROSTA TERRESTRE:130ppm OCEANO:18000ppm
APLICAÇÃO:
O cloro é aplicado principalmente no tratamento de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.
- Um processo de tratamento de águas amplamente utilizado é a cloração. O agente é o ácido hipocloroso, HClO, que se produz dissolvendo cloro na água e regulando o pH.
- Outra aplicação que vem ampliando sobremaneira os níveis de qualidade de vida da população que usufrue deste processo , é a aplicação de cloro em estações de trata- mento de esgoto.
- Uma grande