Cloro
O cloro está localizado no grupo 7ª da tabela periódica, conhecido também como halogênio, da palavra halos e genna, que significa “formador de sal”. É um não metal, a temperatura ambiente ele se encontra na forma de gás de cor verde amarelado, é uma molécula diatômica (Cl2). Ele tem afinidade eletrônica altamente negativa (eletronegatividade), ou seja, tem tendência em ganhar ou atrair elétrons para formar íons haletos (X¯).
Na família dos halogênios, o flúor e o cloro são mais reativos que o bromo e o iodo. O flúor remove elétrons de quase todas as substâncias com as quais entra em contato, incluindo a água, o gás flúor é difícil e perigoso de se usar em laboratório, por isso o cloro é mais usado industrialmente. Ao contrário do flúor, o cloro reage lentamente com a água para forma soluções aquosas relativamente estáveis de HCl e HOCl(ácido hipocloroso)
Cl2(g) + H2O(l) HCl(aq) + HOCl(aq)
O cloro é muito solúvel em água, normalmente adicionado à água potável e as piscinas, onde o HOCl(aq) formado, serve como desinfetante.
À temperatura e pressão ambientes, é um gás de cheiro forte e penetrante, que se aspirado em grandes quantidades pode causar asfixia e morte. Devido a sua ação corrosiva, tóxica e irritante para o sistema respiratório e para os olhos, o gás cloro foi utilizado durante a primeira guerra mundial como arma química devido ao forte odor desse gás, perceptível mesmo em concentrações inferiores às consideradas perigosas.
Sua forma iônica negativa, o íon cloreto (Cl¯), é encontrada em maior proporção na água do mar. Durante sua evaporação, o íon cloreto associa-se ao íon sódio (Na+), e forma o sal de cozinha. ou cloreto de sódio (NaCl). O íon cloreto é também encontrado nos fluidos do corpo de animais superiores, onde desempenha funções importantes, entre elas a transmissão dos impulsos nervosos.
O uso de derivados do clorados, como gás cloro, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, cloraminas