Clonagem
Decidi, portanto, chamar a este trabalho Mundo dos Espelhos porque um clone não é nada mais, nada menos do que um reflexo ou uma cópia de algo ou de alguém.
A clonagem é um processo de reprodução assexuada em que são produzidos indivíduos geneticamente iguais ao seu progenitor.
É importante saber que a clonagem não foi algo inventado pelo Homem. A clonagem ocorre naturalmente na Natureza sem que o Homem intervenha nela.
A Clonagem Natural ocorre em qualquer ser vivo originado por reprodução assexuada e não ocorre apenas em bactérias e plantas. Em certos mamíferos também ocorre reprodução assexuada como é o caso do tatu. Existe vários processos de reprodução assexuada como por exemplo a bipartição e a esporulação.
Foi apenas nos anos 60 que a clonagem começou a ser um assunto polémico dentro da comunidade científica embora já ocorresse naturalmente na Natureza nunca tinha sido exactamente estudado.
Depois de o homem ter conseguido clonar animais especialmente mamíferos, como é certo sentiu a necessidade de evoluir e com isso, claro, clonar-se. No entanto, a clonagem em humanos não tinha de todo a intenção de clonar bebés. A investigação destinava-se ao uso de células estaminais para curar doenças.
Mas como é claro a curiosidade dos Humanos levou-os a querer mais e a pensar em nos clonarmos.
No caso da clonagem humana haveria a extracção de ADN de uma célula epidérmica que seria posteriormente colocada num ovo de uma mulher da qual foi previamente retirado o ADN. Uma faísca de electricidade iria dividir o ovo e após alguns dias teria um embrião geneticamente igual a si.
O primeiro grande problema imposto pela comunidade científica foi o facto de a taxa de sucesso da clonagem ser muito baixa: A clonagem em mamíferos demonstrava uma grande percentagem de morte ou mutilação do clone.
Embora