APS Estado Classes Trabalhadoras
A presente resenha objetiva apresenta as informações mais relevantes da obra supracitada. Para tanto buscou-se após a leitura do textofazer uma reflexão sobre a problemática.
O posicionamento marxista encontra-se diretamente ligado ao Serviço Social realizando questionamentos a respeito da questão politica e social brasileira, nesteartigo Marilda Iamamoto, incentiva a analise dos fundamentos teóricos e políticos da sociedade. Deixou claro que o capital é o fator agravante da questão social no país, o dinheiro aparece comofacilitador apresentando condições de crédito, alienando a classe proletária a gastar cada vez mas fora do se orçamento, os juros incluídos nas transações comercias eleva o lucro ressaltando na mais valia. Omonopólio industrial baseasse em melhores condições de aquisição de matéria prima e na mão de obra barata, pois o objetivo maior é a lucratividade.
A relação de assalariado e talvez mesmo a detrabalhador já não funciona mais como elemento central de integração no sistema produtivo e de relação social, porque emergem maiorias desempregadas ou sem trabalho, os parâmetros de produtividade permitemque a riqueza cresça, sem crescer a inserção das pessoas no sistema produtivo, a produção da mais-valia absoluta gira exclusivamente em torno do processo de trabalho e das condições sócias, isso levaa acreditar que todas as formas de politica social redistributiva prejudicam os membros mais vulneráveis da sociedade e agem na direção do favorecimento dos que possuem maiores vantagens. As sequelasda questão social se torna objeto de uma intervenção continua e sistemática por parte do estado, as politicas sócias se expressam nos processos referentes à preservação e ao controle da força detrabalho.
Para que se exista o modernismo se faz necessário possuir base solida no arcaico, pois o que foi feito não é novas condições de melhoria e sim
Estado, classes trabalhadoras e política social no Brasil
A