ATIVIDADE SOBRE DISPOSITIVOS DE E/S
RESPOSTAS
1. É um dispositivo dentro de um computador responsável pelo controlo de um ou mais dispositivos externos e pela transferência de dados entre os dispositivos e a memória principal e os registos da CPU que tem função de interceptar e traduzir toda a comunicação entre a CPU e o Periférico, detectar e corrigir os erros na transmissão.
2. Inicialmente, a CPU controlava diretamente os periféricos que não existiam.
Surgem os módulos de E/S. A CPU usa E/S Programa sem Interrupção que começam a ser abstraídos da CPU;
Surge a E/S Programada com Interrupção, a CPU está livre enquanto o módulo E/S está preenchendo o buffer, mas a transmissão buffer => MM continua a cargo da CPU;
Surge o DMA, a CPU está mais livre, emite apenas o comando, e o módulo E/S já é capaz de transferir os dados p/ a MM;
O módulo de E/S é melhorado para tornar-se um processador, de direito próprio, com um jogo de instruções especializado, adaptado para E/S.
O módulo de E/S tem um memória própria e é, de fato, um computador de direito próprio.
3. As vantagens é que traz dispositivos com exigências de alta-velocidade para uma integração mais próxima do processador e ao mesmo tempo é independente do processador.
4. DMA (Direct Memory Access): é a transferência de dados entre o módulo de E/S e a memória principal é feita diretamente sem envolver o processador que faz a transferência de dados por hardware quando necessita-se transferência de dados em alta velocidade.
5. a) Serial: Os dados são enviados bit a bit.
Paralela Os dados são enviados vários bits ao mesmo tempo.
b) Síncrona: um bit especial é inserido no início e no fim da transmissão de um caractere e assim permite que o receptor entenda o que foi realmente transmitido. Assíncrona: uma parte da largura de banda é perdida com bits delimitadores para início e fim de transmissão, menos eficiente.
c) Conexão ponto-a-ponto: oferece uma linha dedicada entre Módulo de E/S e o Periférico. Por exemplo,