Contexto do filme Germinal
O filme foi produzido em 1993, é baseado no romance francês Germinal do escritor, de 1881.
O filme se enquadra no contexto do sec. XIX, no qual a França passa por ascensão industrial. O cenário é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada por extrema miséria econômica e muita degradação humana. Na década de 1980 o fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra, principal pólo de sustentação econômica em várias cidades, gerou uma forte crise entre os trabalhadores.
Essas minas de carvão eram movidas por muitos trabalhadores que abrangiam toda uma família, de idosos a crianças, porque precisam dos míseros salários para assim juntos terem uma renda maior para sustento de todos , sendo assim necessário quando acontece uma morte substituírem rapidamente o membro perdido no trabalho, pois, mesmo sendo uma só renda perdida reflete-se no sustento de todos. Tinham uma péssima condição de trabalho, sem qualquer tipo de proteção, jornadas longas de trabalho de até 18 horas por dia e uma baixíssima remuneração que mal dava para o sustento da família.
Esse grupo vivia em situação precária, como mostra o filme, cenas onde todos os familiares moravam no mesmo quarto, tomavam banho na mesma bacia, ou seja, a moradia não atendia nem as necessidades básicas de sobrevivência. Nessas condições, as mulheres se viam obrigadas a se prostituir para complementar a renda ou levar alimentos para casa. A mulher retratada no filme é apenas como objeto de prazer e de fonte de renda, situações estas de vendas, troca colocava-a igual ou menor a mercadoria.
Os filhos eram gerados e criados para que quando atingirem idade hábil para o trabalho trouxesse renda extra para a família. Em contrapartida, do proletariado, a burguesia, ou seja, os