Perguntas sobre o filme Germinal
1.
“Um dos grandes romances do século XIX, expressão máxima do naturalismo literário, Germinal baseia-se em acontecimentos verídicos. Para escrevê-lo, Émile Zola trabalhou como mineiro numa mina de carvão, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Atuando como repórter, adotando uma linguagem rápida e crua, Zola pintou a vida política e social da época como nenhum outro escritor.” (Companhia das Letras)
O filme Germinal, baseado na obra de Émile Zola, é o retrato de qual momento histórico? Identifique-o e descreva-o brevemente, elencando suas principais características. O filme têm como retrato do momento histórico o conflito das relações sociais no mundo do trabalho, bem como o reflexo das transformações políticas, econômicas, sociais e culturais, na Europa do século XIX, causadas pela Revolução Industrial que se expandiam em solo francês.
2.
Qual o modo de produção vigente nesta época? (não é preciso descrevê-lo)
O modo de produção vigente nesta época era o capitalismo. O filme está ambientado em uma mina de carvão na França, no século XIX, expõe à luta de classes, a exploração dos trabalhadores, as duras jornadas de trabalho, também questões econômicas e políticas, neste as ideias socialistas de Karl Marx são citadas, sendo contra o capitalismo. As condições e o ambiente de trabalho eram péssimos, havia constante exploração dos trabalhadores, além de ficar expostos a riscos diariamente ao descer as profundezas das minas.
3.
Este contexto, iniciado em 1760, desenvolve uma dinâmica especifica e repleta de efeitos sociais. No filme, que movimento social começa a tomar o que Marx chama de “consciência de classe”? Dentro do modelo capitalista do processo de produção do trabalho, há uma subordinação das necessidades humanas, dos valores éticos, à expansão do capital, ao valor de uso e de troca. "Germinal" mostra essa inversão das necessidades humanas às