Química
CLASSIFICAÇÃO DAS FORÇAS INTRAMOLECULARES
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes. Neste caso as primeiras, podem-se citar as ligações químicas iônicas ou eletrovalentes, covalentes são aquelas denominadas ou moleculares e metálicas. No caso das segundas, destacam-se as forças dipolo-dipolo, dipolo-induzido e ligações de hidrogênio.
As forças intramoleculares de natureza iônica predominam nas interações elétricas, pela presença de cátion e ânion, com a doação de elétrons por parte dos cátions e recebimento por parte dos ânions. Nas forças da natureza covalente ocorre o compartilhamento desses elétrons, sendo que não possui presença de íons. Já nas ligações metálicas, esses elétrons possuem mobilidade para se deslocar a partir de uma certa distância média do núcleo atômico, sendo esse o fator que se responsabiliza pela condução térmica e elétrica.
As forças intermoleculares conhecidas como dipolo-dipolo são aquelas que estão presentes em compostos da natureza polar, ou seja, com a distribuição assimétrica de carga elétrica pela molécula, como por exemplo, a molécula de ácido clorídrico (HCl) existe uma região fortemente carregada positivamente (o hidrogênio) e outra com carga negativa (o cloro), responsáveis pela polaridade da molécula. As forças intermoleculares conhecidas como dipolo-induzido são causadas pela aglomeração e acúmulo de elétrons em uma determinada região da molécula. Nesse caso, possui indução de um polo de natureza elétrica, na qual pode ser momentâneo. Ocorre moléculas apolar, isto é, com simetria estrutural. Como por exemplo, o Gás Flúor, é um composto apolar, mas em um dado instante ocorre acúmulo de elétrons em uma dada região, a qual atua movendo as moléculas vizinhas para que também entrem em equilíbrio.
Entre as forças de