Análise filme Germinal
Área de Ciências da Saúde
Curso Educação Física
ANÁLISE DO FILME “GERMINAL”
O contexto da produção
O filme Germinal foi produzido na França, em 1993, é baseado no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1881, relata a França no século XIX. Acredito que existe sim relação econômica, política, social e cultural à época, pois nessa época existia duas classes, a burguesia e o proletariado, onde os operários tinham que vender sua força de trabalho aos empresários da época em troca de um salário, muito ruim por sinal, e por isso a situação econômica era precária, e além do mais os trabalhadores eram humilhados, mal tratados, e não tinham direito a melhoria nenhuma nessa condição.
A repercussão
O filme de início chocou um pouco o público, pois mostra situações revoltantes, onde as pessoas são humilhadas e tratadas como máquinas, ele teve sua estréia mundial em 29 de setembro de 1993 na Bélgica . O filme ganhou vários prêmios, entre eles, Prêmio César 1993, prêmios de melhor figurino e melhor fotografia, foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Miou-Miou) , melhor ator (Gérard Depardieu), melhor ator coadjuvante (Renaud), melhor atriz coadjuvante (Judith Henry), melhor diretor (Claudie Berri), melhor roteiro adaptado, melhor som, melhor edição e melhor produção de design.
O tema do enredo
O filme mostra a realidade da classe operária francesa e trata da gestação e maturação de movimentos grevistas, onde os operários buscam melhores condições de trabalho e igualdade, em uma época marcada pelo liberalismo econômico, em que não existiam normas de proteção aos direitos dos trabalhadores. As cenas marcantes para mim, foram: quando é dada a notícia que um funcionário morreu e imediatamente sem consideração nenhuma é mandado contratar um substituto; quando a mãe vai com seus filhos até a casa dos patrões pedir comida e eles são tratados com