A Formação de Professores
O trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva das ações indicadas pela gestão da escola, oportunidade que movimentou a busca por formação e conhecimento para colaborar no aperfeiçoamento do trabalho inerente à função adotada pela gestão perante da comunidade escolar. Assim, aproveitou-se o processo metodológico da pesquisa-ação, a qual pode ser realizada para a resolução de um problema coletivo e a qual aceita que o pesquisador interfira na prática no transcorrer de sua aplicação. Considera-se que, a gestão escolar pode- se co-responsabilizar pelo conhecimento e prática dos professores, ao se engajar e participar na promoção de ações a partir da articulação com os gestores para possibilitarem mudanças na prática cotidiana docente. Portanto, a instituição pode colaborar nesse processo ao disseminar conhecimento e instigar os pais a procurarem soluções concretas junto aos docentes para seus filhos estabelecerem uma nova história a partir da leitura, para formação e emancipação de leitores críticos do mundo em que vivem.
Introdução O presente trabalho apresenta uma análise sobre a prática de um projeto-intervenção desenvolvido pela gestão. Na dimensão política, a gestão escolar optou por adotar uma perspectiva democrática para conduzir o trabalho.
As diversas etapas para a construção de um Projeto-Intervenção (PI) ocorreram com o objetivo de verificar junto à comunidade escolar, por meio de reuniões e outras estratégias, não apenas as reais necessidades da instituição, mas também seus desafios e aspectos positivos para, então, elaborar metas e avançar nas ações na escola. É importante frisar que foi proposta do trabalho que sua elaboração, desenvolvimento e conclusão ocorressem no e com o coletivo da escola, de modo que se vivenciassem princípios de gestão democrática. Desse modo, utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação para o