Analise filme "Germinal"
O titulo do filme ''Germinal'' faz mensão ao significado de ''nascer'' "crescer", porque ali nasciam os ideais de revolução, de greves, mudanças (germinação de homens como se fossem sementes) e porque é um dos meses do calendário da Revolução Francesa, criado em 1792.
O foco do filme será em torno de uma família de trabalhadores de minas de carvão, que vivem em extrema miséria e penúria. Durante o filme é explorado a vida dos operários de minas, que trabalhavam duro em busca de dinheiro para o sustento da familia, porem o salario que recebiam não supria nem o minimo das necessidades. Sendo que todos os integrantes desta família trabalhavam, inclusive as crianças.
No decorrer do filme mostrasse as pessimas condição de trabalho dos mineradores. Que trabalhavam varias horas por dia em condição pessimas de estrutura de trabalho, sem proteções, iluminação apropriada, sem sustentação segura, onde era frequente a ocorrencia de acidentes fatais.
E mesmo com essas condições desumanas os trabalhadores (mineradores) se viam obrigados a trabalhar para manter o salario e assim o ''possivel'' sustendo.
Então, aparece um homem em meio aos trabalhadores que não aceita essa desigualdade social, essas injustiças e a baixa remuneração para a quantidade e meios de trabalho. Este novo homem chamado Etienne, começa a se organizar e mostrar seus ideais contra a exploração, convencendo a maioria dos trabalhadores a se juntarem a ele para ganharem força para acontecer reinvidicações.
E desse começo de união começa tambem a criação de grupos, que se organizam por seus ideias e como um