Trabalho de Bioética - Dilemas Éticos - Definição
Clones são cópias idênticas de outros seres. São iguais do ponto de vista genético, mas o ambiente tem um grande poder de moldar um indivíduo. Gêmeos univitelinos possuem o mesmo genoma, mas apresentam diferenças físicas e psíquicas adquiridas em processos distintos de desenvolvimento individual.
A clonagem é o processo de reprodução assexuada, a partir de uma célula-mãe, de uma ou mais células geneticamente idênticas entre si e à original, que são os clones.
A clonagem é um processo que facilita a transmissão e a fixação de características desejáveis.
Para alguns seres a clonagem é rotineira. Toda vez que um ser é gerado a partir de reprodução assexuada, acontece uma clonagem. As plantas (através de diversos mecanismos), as bactérias, os protozoários, os seres humanos (através dos gêmeos univitelinos) e outros seres, já realizam clonagens naturais. E algumas dessas clonagens são realizadas desde muito antes do homem surgir na Terra.
Mas além da clonagem natural, o homem desenvolveu uma técnica para obtenção do clone artificial, que é feita a partir da manipulação do DNA (código genético) de uma célula.
Nas espécies que se reproduzem por gametas feminino e masculino (reprodução sexuada), que são a maioria, a natureza criou uma sábia proibição: nenhuma outra célula do corpo está autorizada a participar da reprodução. Só as células sexuais cuidam disso.
Havendo trocas de cargas genéticas, as possiblidades de nascerem indivíduos diferentes é maior, pois os genes do pai se misturam aos da mãe num organismo novo.
Celula Tronco:
As células-tronco são células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.
As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, como tecido sanguíneo, ósseo, muscular, epitelial, etc. Nos organismos adultos, as células-tronco tema função de reparar os danos celulares do organismo.
A utilização