Climatologia
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Departamento de Geociências
Fundamentos da climatologia
Professor: Dr. Marcelo Moura
Aluno: João Evangelista do Nascimento Filho – 11021279
Análise da variação da temperatura atmosférica com a alteração da altitude.
Tabela : Temperaturas colhidas em diferentes altitudes.
Gráfico : variação da temperatura média da atmosfera de acordo com a altitude.
A variação da temperatura na atmosfera depende da sua composição, ocorrente devido à mesma ser heterogênea, ou seja, possui várias camadas devido a suas variadas composições.
Analisando o Gráfico 1, percebemos que inicialmente a temperatura sofre um decaimento em sua primeira camada, a troposfera, que varia da superfície a aproximadamente 18 km de altitude, isso ocorre por ser a camada mais fina e que tem a maior massa dos elementos da atmosfera, cerca de 80%. A temperatura cai a uma taxa denominada gradiente adiabático, que é a diferença de temperatura entre a superfície de contato com a Terra e a tropopausa dividida pela altitude. A temperatura na troposfera varia de 15°C a -57°C.
Em seguida a temperatura volta a subir na estratosfera que tem altitude de 18 km a 50 km e temperatura variando entre -57°C e 0°C. Este aumento da temperatura deve-se à existência de ozônio () que absorve a radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol; esta radiação é muito energética e neste nível a atmosfera apresenta uma densidade menor que na troposfera, então a energia absorvida é transferida para um pequeno número de moléculas que adquirem elevada energia cinética promovendo o aumento da temperatura do ar. Sendo a energia responsável pela formação e destruição do ozônio nessa camada.
Pela análise do gráfico e da tabela a próxima e última camada presente nos mesmos é a mesosfera. É delimitada entre 50 km a 80 km e terá sua temperatura variando entre 0°C e -90°C, assim a sua temperatura esfria novamente, isso ocorre porque nessa camada a