Gestão da Distribuição de materiais - estudo de caso
Atividade: O caso KLM Catering Services
Analisar e discutir o estudo de caso da empresa KLM Catering Service, em grupo, e, responder as três questões sobre o caso.
KLM Catering Services
A KLM Catering Services é o maior fornecedor de suprimentos e alimentação para aeronaves no aeroporto de Schiphol, nas proximidades de Amsterdã. A empresa que emprega 1.200 funcionários prepara todos os dias cerca de 30.000 refeições e “serve” a 200 voos de KLM, além de 35 outras operadoras. Já não é mais uma simples operação de preparação de comida; a maior de suas atividades envolve a organização de todos os serviços de bordo, equipamento, comida e bebida, jornais, toalhas, fones de ouvido, entre outros.
Em particular, a KLM Catering Services coloca ênfase considerável no trabalho coordenado com o pessoal de limpeza, carregadores de embalagem e equipes de manutenção, visando garantir que as aeronaves sejam rapidamente preparadas para a partida (setup rápido). Normalmente, não há mais do que 40 minutos para todas essas atividades; logo, uma preparação completa e o sequenciamento adequado são essenciais. Essas necessidades de velocidade e confiabilidade já seriam suficientemente difíceis de conseguir num ambiente estável; há, ainda, grande variedade de incertezas a serem gerenciadas. Embora a KLM Catering Services seja avisada do número provável de passageiros para cada vôo (previsões são fornecidas com 11 dias, quatro dias e 24 horas de antecedência), o verdadeiro número mínimo de passageiros para cada classe somente é fixado seis horas antes da decolagem (embora o número possa ainda ser aumentado devido a vendas de última hora). Os acordos sobre cardápios são normalmente fixado por períodos de seis meses, mas as necessidades reais de cada vôo dependem do destino, tipo de aeronave e do mix de passageiros por classe de bilhete. Portanto, embora os componentes básicos do serviço