relatório de física experimento 1
Resumo................................................pg 1
Objetivo...............................................pg 1
Introdução...........................................pg 2
Parte Experimental..............................pg 3
Resultados e Discussões......................pg 6
Conclusões..........................................pg 6
Resumo
Quando fazemos a medição de uma grandeza física, devemos primeiro analisar qual a precisão da medida vamos adotar, ou seja, quantos números significativos serão levados em conta, pois a medição pode não ser totalmente precisa. Erros sempre estão presentes, pois devemos levar em conta o tipo de equipamento a ser utilizado, as condições da medição, como temperatura e pressão, como também a interpretação do observador. Foi nos sugerido pela professora de Laboratório de Física, as seguintes experiências:
Utilizarmos de um paquímetro e um micrômetro para medir e anotar a largura, o comprimento e a espessura de três blocos de alumínio, já com os seus valores de massa especificados. Através das medidas, calculamos as médias aritméticas, seus volumes, suas densidades, e os desvios relativos e percentuais. Também comparamos as densidades calculadas com a densidade do alumínio, e descobrimos qual o erro entre ambas.
Objetivo
Conhecer um paquímetro e um micrômetro
Medir as arestas de um bloco de alumínio
A partir das medidas efetuadas discutir erros de medidas
Encontrar o volume da peça medida
Encontrar a densidade da peça
Determinar a propagação de erros, utilizando os valores encontrados.
Pág 1
Introdução
Quando uma medida é realizada, é necessário estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa. Medir é um ato de comparar e esta comparação, envolver erros do instrumento, do operador, do processo de medida entre outros. Podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado (defeito dos instrumentos, etc.), erros acidentais que ocorrem