atps
Biografias Contribuições teóricas referente ao lúdico
Vygotsky : (1896-1934)foi um psicólogo bielo-russo, pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da da criança, que ele afirmava ocorrer em função das interações sociais e condições de vida. Segundo Vygotsky o jogo é o nível mais alto de desenvolvimento pré-escolar e é por meio dele que a criança move-se desde cedo.
Ele ainda afirma que brincar deixa a criança mais flexível e a incentiva a buscar tentativas de ação.
Vygotsky acredita que a criança quando envolvida em algum jogo ela se concentra na atividade e não em seus resultados e efeitos, Ele ainda afirma que o professor é mediador na construção de conhecimentos da criança.
Piaget: (1896-1980) estudou biologia na suíça, e mais tarde dedicou-se á área de Psicologia, Epistemologia e Educação.
Escreveu mais de 50 livros que são conhecidos mundialmente. Segundo Piaget o ato de inteligência é definida entre assimilação e acomodação.
O jogo por sua vez é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois em situações imaginarias a criança pode desenvolver o pensamento abstrato.
Piaget ainda afirma que por meio da pratica pedagógica do jogo o professor poderá reconhecer a personalidade do educando ,pois em atividades lúdicas a criança se liberta de situações difíceis.
Função educacional da ludicidade Definições importantes
Khsimoto:
segundo Khsimoto se juntarmos a função lúdica e a função educativa, a junção destas duas nos levariam ao jogo educativo, onde tendo a interação entre os educandos, isso ira refletir na ação voluntaria da criança e na ação pedagógica do professor. Kshimoto ainda diz; “ Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto começa a estimular certos tipos de aprendizagem e surge a dimensão educativa.” • Jogo: para Khsimoto o jogo é um instrumento pedagógico muito significativo, é uma atividade livre, que engloba