platelmintos e nematodeos
Os platelmintos são animais triblásticos, acelomados e bilaterais, portanto, seu corpo é maciço. São revestidos externamente pela epiderme que nos turbelários é ciliada contribuindo para a locomoção do animal; os feixes musculares estão dispostos de várias maneiras, o que facilita os movimentos.Os platelmintos são classificados tradicionalmente em três classes: Turbelários, Trematódeos, Cestódeos.
Nematoda é o maior grupo de metazoários, no planeta, em termos de número de indivíduos. Ocupam praticamente , todos os ambientes, com representantes nos ecossistemas terrestres e aquáticos. (webmaster,1980;couel,1988;uiglierchio,1991). Existem espécies endoparasitas de plantas e animais, mas a maioria dos nematelmintos é de vida livre, vivendo principalmente em solos úmidos ricos em matéria orgânica bem como rios, lagos e oceanos. Nos sedimentos marinhos são os metazoários mais abundantes, desde a linha de costa ate as mais profundas fossas oceânicas.(Heip et al.,1982). São vermes alongados, cilíndricos e com as extremidades afiladas; reúne vermes triblásticos, bilaterais e pseudocelomados (possuem uma cavidade que é apenas parcialmente revestida por tecidos de origem mesodérmica).
Importância Ecologica
Além de poder controlar a relação entre a população de predadores e presas em um determinado ecossistema, por serem relativamente frágeis podem se tornar ótimos indicadores ambientais. A baixa biomassa ou inexistência de parasitas em um ambiente pode indicar que este encontra-se em estágio avançado de degradação. Eles são considerados organismos bioindicadores.
Como importância ecológica os nematodas podem ser usados no controle biológico de pragas transmitidas a cultivos, através de insetos. Em relação à qualidade ambiental, tem sido considerados excelentes indicadores de poluição, considerando que podem revelar a saúde dos oceanos.
Os platelmintos provocam um grande número de doenças no homem gerando problemas de escala econômica humana e