Hanseníase
(Dr. Drauzio Varella)
INTRODUÇÃO
A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa de evolução lenta que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada podendo se multiplicar.
O Mycobacterium Leprae tem alta infectividade e baixa patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas mais poucas adoecem.
Classificação da Hanseníase
A hanseníase, para fins de tratamento, pode ser classificada em: Paucibacilar: de 1 a 5 lesões na pele (baixa carga de bacilos)
Multibacilar: mais de 5 lesões na pele (alta carga de bacilos).
Causas
É causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen.
Sinais e Sintomas
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade,
Áreas da pele seca e com falta de suor,
Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas e perda ou ausência de sensibilidade;
Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de