Climatologia basica
A atmosfera terrestre, entre muitos constituintes, contém vapor de água, que, quando em excesso, condensa, formando então as nuvens. Tudo isto tem a ver com o Ponto de Saturação (quando se atinge o valor máximo de vapor de água que a atmosfera pode suportar). Este, depende essencialmente da temperatura: a uma maior temperatura a atmosfera suporta muito mais vapor de água, demorando-se mais a atingir o Ponto de Saturação, enquanto a temperaturas baixas o Ponto de Saturação se atinge mais depressa. Por isto, no nosso país, é mais frequente a precipitação no Inverno do que no Verão.Sendo o presente trabalho , ireie abordar de uma forma resumida sobre a nebulosidade.
Conceito e Caracteristicas gerais das Nuvems:
Uma nuvem é um aglomerado de gotículas de água ou/e de cristais de gelo em suspensão na atmosfera. As nuvens formam-se quando se dá a condensação do vapor de água existente no ar. Para que ocorra a condensação é necessário que se atinja a saturação através do aumento da humidade ou do arrefecimento do ar. Nestas condições e em presença de núcleos de condensação (partículas de dimensões minúsculas constituídas por poeiras sólidas, fumos ou sais de diversa ordem) o vapor de água condensa-se, dando origem ao aparecimento da nuvem.
Assim, as condições que têm de se verificar para que uma nuvem se forme são:
- Existência de núcleos de condensação;
- Existência de humidade;
- Arrefecimento do ar até á temperatura de saturação;
- Processo que eleve o ar.
Classifição das Nuvems :
- Segundo as causas ou oringem:
Causas térmicas. Nuvens convectivas.
Chama-se convecção térmica ao transporte de calor por movimentos verticais do ar. Estes movimentos estão directamente relacionados com a estabilidade do ar.
Se há instabilidade, desencadeando o movimento vertical, o ar continua a mover-se até que essa instabilidade termine. No seu movimento ascendente a massa de ar irá arrefecer até alcançar o nível de condensação - nível a partir do