Liga es Qu micas UNIG2015

955 palavras 4 páginas
Ligações Químicas A Regra do Octeto

↠ Teoria do Octeto
As primeiras explicações sobre a natureza das ligações químicas foram desenvolvidas por G. N. Lewis e W. Kössel em 1916. Dois tipos principais de ligações químicas foram: Ligações Iônicas (ou eletrovalente) e Covalentes.
A principal idéia quando falamos sobre ligações é que os átomos sem a configuração eletrônica de um gás nobre geralmente reagem para produzir tal configuração, uma vez que estas configurações são conhecidas como estáveis. Para todos os gases nobres, exceto o Hélio, isto significa atingir oito elétrons na camada de valência. Mais conhecido como Regra do Octeto.
Essa teoria é aplicada principalmente para os elementos representativos (famílias 1,2 e de 13 a 17); os elementos de transição (família de 3 a 12) não seguem obrigatoriamente esse modelo. Embora existam muitas exceções para essa regra, ela continua sendo utilizada por servir muito bem como introdução ao conceito de ligação química e explicar a formação da maioria das substâncias encontradas na natureza. Vamos então ver as definições dos dois tipos de ligações mais modernos.

↠ Ligação Iônica
É o resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrarias (ânions e cátions). Essa ligação acontece geralmente entre metais e não-metais. • Metais: Tem de 1 a 3 elétrons na ultima camada com tendência a perder elétrons e formar cátions. Elementos mais eletropositivo ou menos eletronegativo.
As ligações iônicas formam compostos iônicos que são constituídos de cátions e ânions. Tais compostos iônicos formam-se de acordo com a capacidade de cada átomo de ganhar ou perder elétrons. Essa capacidade é chamada de valência.

↠ Ligação Covalente
Geralmente é feita entre os não-metais e não-metais, hidrogênio e não-metais, e hidrogênio com hidrogênio.
Esta ligação é

Relacionados