Climas
OS CLIMAS DO BRASIL:
Clima Tropical-Equatorial
JOÃO PESSOA
Abril de 2013
Bruno Peixoto
Camila Alves do Nascimento
Mayara Praxedes Nascimento
Swed Cayammi Lima Santos
Trabalho apresentado em atendimento as exigências do componente curricular de Geografia ministrado pelo professor Adriano Lucena no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental como critério para compor a nota de desempenho no componente.
JOÃO PESSOA
Abril de 2013 1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país que apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, além de haver em seu território grande variação de temperatura, pressão e umidade, fatores que influenciam e compõem o clima. Deste modo, o Brasil apresente uma grande diversidade climática ao longo de seu território.
A maior parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos. Outro fator interessante do clima brasileiro se refere à amplitude térmica (diferença entre as médias anuais de temperatura máximas e mínimas), conforme se aproxima da linha do Equador, a amplitude térmica é menor.
Para classificar os diferentes tipos de clima no Brasil, podemos destacar, entre outros, fatores como: a configuração geográfica, a maritimidade/continentalidade, as modestas altitudes do relevo, sua extensão territorial, suas formas de relevo, e principalmente dinâmicas das massas de ar.
De acordo com esses fatores, temos então os cinco principais tipos climáticos do País, que são: Clima equatorial, Clima tropical-equatorial, Clima tropical litorâneo do Nordeste oriental, Clima tropical úmido-seco ou tropical do Brasil central e Clima subtropical úmido.