Clima
O clima corresponde a diversos fenómenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenómenos como frente fria, frente quente, tempestades, ciclones, furacões etc., estão associados tanto às variações meteorológicas um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, humidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística. O clima permite reunir semelhanças em várias regiões da Terra através de tipos específicos de clima onde são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num determinado período. Esses dados estatísticos são designados por Normais climatológicas.
Métodos e utensílios usados para a obtenção dos dados (normais climatológicas):
Apresenta-se uma descrição resumida dos principais equipamentos e sistemas meteorológicos utilizados no Centro de Coordenação, utilizados na execução dos programas de observação para fins climatológicos.
A escolha do local obedece a critérios técnicos para a utilização dos equipamentos e em particular de condições para uma boa exposição dos sensores meteorológicos e da garantia da continuação das mesmas.
Abrigo meteriológico
É utilizado para proteger os sensores de temperatura da radiação. É constituído por uma caixa, disposta de forma que não haja incidência directa da radiação solar, das nuvens, do solo e de outros objectos circundantes.
No Abrigo meteorológico estão instalados os seguintes instrumentos:
PSICRÓMETRO - Termómetro da temperatura do ar
Psicrómetro - é um instrumento utilizado na medição da humidade ou conteúdo de vapor de água da atmosfera. É constituído por dois termómetros: * Termómetro seco que indica a temperatura do ar; * Termómetro molhado que tem o reservatório envolvido por um tecido fino, mergulhado num recipiente com água destilada que o humedece. * O termómetro seco é um termómetro sensível, vulgar, que indica a temperatura real