Clima organizacional, do departamento e ação social do município de dois vizinhos.
O presente estudo aborda como tema de pesquisa o Clima Organizacional, do Departamento e Ação Social do Município de Dois Vizinhos. O enfoque central é dirigido aos funcionários. Identificando o nível de satisfação dos empregados em cada função desempenhada.
A pesquisa foi realizada para se ter uma análise da importância dos trabalhos, a serem desenvolvidos com os funcionários, para assim ter uma grande organização dentro do Departamento de Ação Social.
Na Idade Média, a perspectiva de vida do homem era cerca de trinta anos. Hoje, no Brasil, a expectativa é de setenta e um anos – média sempre alargada pelo avanço da medicina e pela incorporação de melhorias nos locais onde se trabalha. Nessas melhorias, estão os avanços ligados ao clima organizacional, tema tão perseguido pelas empresas como ferramenta na gestão eficaz de suas equipes de trabalho.
O trabalho possibilita aos colaboradores crescimento, transformações, reconhecimentos e independência pessoal – profissional. Para que isso ocorra é necessário que a empresa tenha um bom clima organizacional. Assim, quando a elevada integração entre os colaboradores e estes com o trabalho e a organização, o clima organizacional se eleva e se traduz em relação de satisfação, animação, colaboração. O líder de uma equipe nessas condições terá melhores chances de conduzi-lo ao sucesso. Entretanto, quando há baixa integração entre os membros de uma equipe ou mais equipes, seja por frustração ou barreiras na satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a piorar. Passam a surgir estado de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, podendo ate mesmo chegar a atos de agressividade, tumulto e inconformidade. Nesses casos, ao contrário de equipes motivadas e de fácil condução, os gestores enfrentarão sérios problemas.
Desenvolveu-se o estudo através de pesquisa de campo, com subsídio de estudos bibliográficos, com a coleta de dados a partir das contribuições de diversos autores, livros,