Clico Biogeoquímico
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (“bio”) e o ambiente geológico (“geo”), onde intervêm mudanças químicas. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
Ciclo da Água
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
* A água possui sete diferentes processos, são eles:
- Precipitação = consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre.
- Infiltração = consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.
- Escoamento = superficial é o movimento das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares.
- Evaporação = é a transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.
- Transpiração = é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera.
- Evapotranspiração = é o processo conjunto pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação direta (quando não absorvida).
- Condensação = é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.
Ciclo do Carbono
O Carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do Hidrogênio (H),