Ciclo biogeoquimico
São os ciclos cruciais para a manutenção e reprodução dos seres vivos. Os principais ciclos biogeoquímicos são os do carbono, da água, do oxigênio, e dos nutrientes. Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Ciclo Biogeoquímico hidrológico
É o ciclo refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
O clico da água é divido em três etapas, evaporação, precipitação e escoamento.
Evaporação: A evaporação e a etapa que a água em estado líquido é transformada em água no estado gasoso. Esse fenômeno pode ocorrer por três fatores, pela energia solar que fornece energia para água líquida evaporar, pelo vento ou a respiração e transpiração de animais e plantas.
A maior parte dessa água é absorvida dos rios e oceanos nas quais se transformam em nuvem e depois acontece um outro fenômeno que é a precipitação.
Precipitação: A precipitação é a parte que essa água evaporada é condensada e causando chuvas ou queda de neve dependendo do local. Essa água é retorna ao solo e é por meio do escoamento em que a água retorna aos rios e oceanos para repetir o ciclo.
Escoamento: É a parte em que a água se movimenta do solo até os rios, lagos e mares. A água chega ao solo a partir da precipitação ou do derretimento de neve, chega de forma aleatória e essas águas tende a ir para o local de mais baixa altitude onde normalmente se localizam os rios, lagos e mares.
Representação do ciclo da água
Ciclo Biogeoquímico dos nutrientes
Fonte da imagem: Imagem feita pelo próprio autor do trabalho .
Tudo se inicia com o Sol, representado no desenho a cima, com a energia fornecida para o crescimento de plantas. O Sol fornece energia as plantas, e essas plantas as absorve e através da fotossíntese transformam energia solar, água e dióxido de carbono em gás