CLC DR1
DR1- COMUNICAÇÕES RADIO
Turma: TEACI
O aluno: Ivo Marques nº 7
1.1– Indique alguns elementos que permitam imaginar a história da comunicação. Após a leitura do texto podemos verificar que a comunicação sofreu grandes alterações, desde os nossos primórdios.
Ao longo da leitura do texto acima referido, constatamos que inicialmente as formas de comunicação eram muito rudimentares. Naturalmente, o ser humano começou a comunicar como os animais, através de sons e gestos (“se olharmos para os animais, que comunicam por sons e gestos, … talvez consigamos imaginar a história da língua”) sendo esta a forma mais simples do ser humano interagir entre si.
A capacidade de o homem se organizar em sociedade, a convivência, a própria identidade pessoal e comunitária e a inteligência social, levaram este ser social a desenvolver a sua forma de comunicação e interacção.
Se no início a humanidade comunicava através de gestos, de sons e de pinturas, hoje em dia verificamos formas de comunicação muito desenvolvidas e capazes de ultrapassar as fronteiras físicas, fomentando a comunicação entre os povos em qualquer parte do mundo.
1.2 – Identifique as razões que levaram o homem a comunicar.
Os homens começaram a sentir necessidade de comunicar entre si, porque viviam no meio de seres ferozes.
Outras razões prendem-se com a organização em família, a convivência entre si, a criação de identidade pessoal e social levaram o homem a tornar-se um ser comunicante, capaz de partilhar ideias, informações, pensamentos e sentimentos.
2.1 – “E embora a linguagem primitiva fosse, provavelmente, constituída por simples gestos ou sons, sabe-se que, através dos tempos, o homem procurou enriquecer a sua comunicação sugerindo novos significados e descobrindo novos vocábulos de acordo com as questões levantadas pela vida e pela sociedade em que se insere.”
3.1 – Explique essas modificações.
Os homens dos primórdios, com o