Nucleo gerador 3 clc dr1
Ano Lectivo 2011 /2012
Curso EFA Secundário
Área de Competência: Cultura, Lingua e Comunicação
Núcleo Gerador: 3 - Saúde
Domínio de Referência: 1 – Contexto Privado
Tema: Cuidados Básicos
Ficha de TrabalhoNº 1A
Formando: Hugo Filipe
Turma: EFA3
Formadores :………..
Índice
Introdução 2 1- Relação entre sedentarismo e o aumento de certas doenças. 3 2- Evolução do sedentarismo no mundo. 3 3- De que forma o meio físico e social condiciona a actividade física? 4 4- Benefícios da actividade física 4 5- Vantagens da actividade física regular 5 6- Quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde 6 7- Benefícios económicos da actividade física. 6 Conclusão: 7 Webgrafia: 7
Introdução
Este trabalho visa focar os benefícios do exercício físico no quotidiano, saber o que é o sedentarismo e de que maneira prejudica, não só o nosso bem-estar como a nossa saúde.
Não só o exercício ajuda na melhoria do nosso bem-estar físico e psicológico como uma correcta alimentação e saber evitar certos vícios que nos prejudicam a saúde.
Com base no texto da ficha de trabalho e após alguma pesquisa irei responder a determinadas perguntas de forma a dar o meu ponto de vista de como deve ser uma vida saudável e de que forma se pode melhorar o seu bem-estar com o exercício físico sem ter de recorrer a ginásios ou a certas dietas que acabam por ser mais prejudiciais do que benéficas.
1- Relação entre sedentarismo e o aumento de certas doenças.
Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. As pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática física são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades